Voluntários ensinam a andar de bicicleta

Por iG Rio de Janeiro (Bia Merched) |

compartilhe

Tamanho do texto

Não importa a idade do aluno, sempre é tempo de perder o medo. Conheça o projeto Bike Anjo!

Superar a insegurança e o medo para aprender a andar de bicicleta não é mais problema para quem já passou da infância e da adolescência. O projeto Bike Anjo, realizado nas principais capitais brasileiras desde dezembro do ano passado, vem conquistando cada vez mais adeptos.

Sem fins lucrativos ou incentivos governamentais, a iniciativa conta com a ajuda de voluntários. Eles ensinam outras pessoas a andar de bicicleta e até emprestam suas próprias bikes durante as aulas. O comerciante e instrutor Fábio Nazareth, de 36 anos, dá a dica: “A grande sacada é não usar as rodinhas. É preciso entender que a bicicleta é a extensão do seu corpo e que você precisa equilibrar o quadril para se manter no rumo. Não precisa fazer força alguma”, ensina.

Isabela Kassow
Fábio ajuda seu aluno a perder o medo da bike

Os já praticantes também são auxiliados pelo projeto. Eles recebem instruções de segurança e opções de rotas para ir e vir do trabalho ou da faculdade, estimulando dessa forma um novo estilo de vida.

Isabela Kassow
Equilíbrio é fator importante, mas perder o medo é o primeiro passo

Só na primeira edição, realizada no Rio de Janeiro, já foram atendidas mais de 30 pessoas.  De olho nos benefícios do projeto, a dona de casa Marilene Sales fez uma surpresa para o marido: comprou uma bicicleta e o levou para curar o trauma que um tombo na infância provocou.

O empresário João Caros de Araújo, de 44 anos, ficou traumatizado com um tombo aos 13 anos, na primeira tentativa de andar de bicicleta, em Paquetá, no interior do Rio de Janeiro. E, de lá pra cá, foi um longo caminho de superação. “Imagina um quarentão, gordinho e traumatizado! Só a minha mulher pra me apoiar mesmo”, disse João comemorando as primeiras pedaladas.

Para mais informações: Escola Bike Anjo 

Leia mais notícias Quente pra Kawaka


Leia tudo sobre: kawaka

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas